Aqui em Teresina, acontece de 12 a 17mar12 o Bote Fé!, que é uma 'prévia' pra desde já ir incentivando, alertando e chamando os jovens pra JMJ que terá sua próxima edição no Brasil no Estado do Rio de Janeiro em 2013 e traz o seguinte tema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19)
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua antepenúltima edição, na Alemanha em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."
O ícone de Nossa Senhora acompanha a cruz de madeira de 3,8 metros da Jornada desde 2003 e é um presente do então papa João Paulo II aos jovens. O símbolo é uma cópia do ícone que está na Basílica Santa Maria Maior, em Roma.
No ícone de Nossa Senhora da Jornada, algumas simbologias da iconografia, como a presença de cruzes no manto da santa que representam a “proclamação de fé da virgindade perpétua de Maria” e a expressão adulta mesmo no rosto de menino de Jesus. “Os ícones não são objetos de adoração e, sim, de contemplação.
“O ícone é a palavra de Deus escrita em linhas e cores. É um termo grego empregado para a pintura do sagrado”,
eme
ResponderExcluirema sue que voce
ResponderExcluir[ione pie